terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

"K-On!"

Sem a Música 
A vida escolar seria um erro!







Um clube de música que luta contra o fechamento. Uma atrapalhada estudante que não sabe nem segurar uma guitarra.Chás de tarde e cosplays. Eis os ingredientes para o sucesso! Apenas não diga: "Você é preguiçosa!"


Desde que vi as primeiras imagens de "K-on", imediatamente pensei que se tratava de outro anime fanservice, cheio de menininhas com pouca roupa que iriam se apaixonar por algum garoto zero a esquerda que inexplicavelmente é um imã de mulher.




Bem, errei feio sobre o protagonista banana, mas acertei sobre o fanservice. Também errei outro detalhes: "K-on!" é uma ótima série.
Ela não vai mudar a história da animação nem tem uma trama que me obrigaria a assistir cada episódio cinco vezes para realmente entender o que motiva os personagens e pescar todas as referências filosóficas  que cercam a vida e seus mistérios. Aqui a coisa é bem simples: Yui, uma colegial desligada e preguiçosa, entra pera o clube de música a pedido dos demais membros que precisam de mais pessoas para evitar fim do grupo. Yui não entende nada de música, mas o apoio das outras garotas e prática faz com que ela se torne um prodígio na guitarra. E fim. 



Viu? Nada de conspirações ou viagens metalinguísticas, apenas uma típica história do dia a dia escolar e de superação.
O que chama atenção aqui é o clima leve e colorido, a animação das garotas, que mesmo com todas, que mesmo com todas as dificuldades para manter o clube e formarem sua banda, não perdem o pique. O entusiasmo delas é o combustível que faz tudo dar certo ao final de cada episódio.
Nenhuma das personagens é um polo de criatividade, mas são simplesmente adoráveis com defeitos e pelos seus estereótipos: a garota medrosa, a desastrada, a agitada e moleca, e por ai vai.




Não somos Preguiçosas. Somos Loucas !

Tema recorrente em diversos animes, a vida escolar dos japoneses não é bolinho! Como se não bastassem as aulas em período integral de segunda a sábado, de quebra os alunos ainda encaram a limpeza e manutenção das salas e atividades dos clubes formados e mantidos pelos próprios estudantes e supervisionados dos professores.Cada clube é concentrado numa atividade e eles visam a uma maior integração entre os alunos.Existem clubes voltados para esportes, mangás, culinária, música e mais uma enorme variedade de temas. 




Yui Hirasawa acaba de entrar no colegial e é aconselhada por sua melhor amiga, Nodoka Manabe, a se inscrever em alguns dos muitos clubes do colégio Sakuragaoka, onde estudam.preguiçosa por natureza, Yui nunca teve qualquer interesse pelos clubes e qualquer atividade em especial e por engano acaba fazendo inscrição para o clube de música leve. O clube é formado pela energética Ritsu Tainaka, auto-proclama presidente e baterista do grupo que sonha em formar sua própria banda e tocas no Nippon Budokan, famosa arena de shows nipônica, e obriga a tímida baixista Mio Akiyama a participar (depois de um tempo ela assuma o vocal) A terceira integrante do clube é Tsugumi Kotobuki, simpática e meiga garota que entra para o grupo como tecladista, apenas pela diversão e pela companhia de Ritsu.


Infelizmente para que o clube continue a suas atividades elas precisam recrutar um quarto membro, e quando Yui tenta desistir de sua inscrição as garotas usam todos os artifícios para torná-la parte do grupo. Mas sem conhecer nada sobre instrumentos musicais ou mesmo saber ler as partituras Yui terá um caminho árduo a sua frente.


       A musica é o remédio das Aulas trites.

Felizmente Yui recebe o apoio de suas amigas em seu aprendizado de guitarra. Longe de serem treinadoras tirânicas, as reuniões do clube de música são super descontraídas com muito chá, doces e cosplay! Quem sempre dá mal nisso é Mio, que pela mania Yui e Ritsu de imaginá-la com roupas de Lolita ou Maid (empregada vitoriana)ganha uma legião de fãs pela escola. Quem coloca esse povo na linha é a professora Sawako Wamanaka, que mantêm uma fachada de profissional responsáveis e comportada, mas no passado faz parte de uma banda de heavy metal só de garotas e guarda uma personalidade selvagem e bagunceira. 


Aos poucos Yui vai se aperfeiçoando e descobrindo sua optidão para a música e o grupo vai ganhando cada vez mais confiança. Posteriormente uma nova integrante chega ao clube: a pequena Azusa Nakano. Vinda de uma família de musicistas, ela se intitula apenas uma iniciante, mas suas técnicas na guitarra surpreendem as garotas que rapidamente a adotam como novo alvo de fetiches e brincadeiras a apelidando de Azu-chan. A série tem uma simpática mensagem sobre como podemos descobrir a nossa verdadeira vocação com um pouco de esforço e claro, amizade.

0 comentários:

Postar um comentário