segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

COMO SER UM MANGAKÁ

Direto ao assunto:



Eu posso me tornar um mangaká no Japão ?


Pode, porque poder, todo mundo pode. Mas é um longo caminho. Pelo lado positivo (talvez, o único), é um mercado bastante aberto aos iniciantes, sempre em busca de novos talentos.
 Os maiores lados negativos são: você precisa falar japonês e ser muito, muito talentoso e igualmente esforçado, para se destacar em meio às centenas de japoneses que todos os anos tentam se tornar mangakás profissionais (muitos já com uma bagagem de anos e anos produzindo fanzines). 


E por onde eu posso começar ? 


Treinando muito! Seu roteiro, seu traço e seu conhecimento em japonês, pra começar. Então, você poderá concorrer a um dos tradicionais concursos para mangakás iniciantes, como o da Shonen Jump. Ou conseguir um encontro com um editor para mostrar seu trabalho, o chamado motikomi.






Como que eu consigo e o que acontece em um motikomi? 

Uma vez morando no Japão (ei, eu nunca disse que seria fácil!) você deve conseguir o contato de algum editor. Como encontrar novos talentos faz parte do trabalho deles, não é assim tão impossível quanto pode parecer. Marque um horário por telefone e compareça pontualmente, respeitando o fato de ele ou ela ser uma pessoa ocupada. Leve sua história, seu melhor mangá. e não portfólio ou roteiro. Ele vai querer conhecer toda a extensão do seu talento. Tenha cuidado com o material, mantendo limpo, sem dobras e bem cuidado, e sempre respeitando as dimensões do papel pedidas por cada editora. Seja gentil e ouça o que o editor vai lhe dizer. Não seja sensível demais com as críticas, e sim as utilize pra evoluir.Absolutamente ninguém é contratado em seu primeiro encontro com um editor, porque ele vai querer ver sua persistência e velocidade para tentar novamente.





Que habilidade eles vão esperar de mim ?

Fluência em japonês, antes de tudo. Um bom traço: não precisa ser perfeito, mas, ainda que iniciante, deve demonstrar potencial para evoluir. Capacidade de contar uma história coesa, com começo, meio e fim. Obediência às regras das editoras. Organização e limpeza. Uma vida que, ainda que não seja regrada, seja ao menos livres de vícios como drogas e álcool. 


Mas, espera. Quem é e o que faz exatamente um editor ?

Um editor é, basicamente, alguém que entende de mangá (ou literatura, ou de revistas...., existem editores de todos os tio) o suficiente para tomar decisões sobre o assunto. E é o que ele faz, toma as decisões (ou aprova ou desaprova as do artista) que considera corretas para o rumo da história, seja na arte, seja no roteiro, seja na forma de lidar com os personagens. Em um relacionamento ideal de artistas/editor, eles conversam até chegar a um acordo da melhor forma de se trabalhar certa história.


As vezes essa relação não dá certo, né ?

É. Alguns autores têm relacionamentos bastante conturbados com seus editores, especialmente os mais famosos. Os com menos relacionamento acabam  por abaixar a cabeça, não chegam muito longe. 


A influência do editor tolhe a liberdade criativa e costuma ser ruim ?

Não ! O editor está ali para mostrar caminhos mais comercialmente viáveis, caminhos que o artista deve percorrer para alcançar mais facilmente seu público. Sabe quando uma obra ou um artista era melhor antes de conseguir fama ? Talvez seja porque o editor teve de afrouxar as regras quando a fama deu liberdade ao artista, mas o artista não soube muito bem o que fazer com essa liberdade. Claro que também pode ser ao contrário: um artista pode fazer o que quiser com uma série menor; em um série de sucesso, talvez ele tenha de dar mais destaque a esse personagem, não possa matar aquele, tenha de ficar inventando arcos para esticar a história..., é uma via de mão dupla. 


Eu tenho essa história sobre ninjas que moram numa vila, usam roupas coloridas e...


Não ! Nem tente. originalidade é fundamental para um iniciante; se eles quisessem uma cópia barata de algo que já existe para publicar e vender com facilidade, saberiam onde procurar.




Dá pra ganhar dinheiro como mangaká ??


Dá. Mas custa muito, muito, muito trabalho duro. E não significa que mesmo alguém de muito sucesso sempre fique muito rico.

Um iniciante trabalha muito, mas quem te sucesso não, certo ?


Errado. Ser um mangaká é praticamente um trabalho em tempo integral. Além do trabalho em si, há a eterna busca por aprimoramento , porque um mangaká estagnado não consegue continuar tendo atenção sobre seus trabalhos.  Qualquer um que já tenha pensado na profissão deve ler muito sobre o assunto (e sobre qualquer coisa!) e prestar muita atenção nos free talks feitos por muitos autores nas paginas dos seus mangás. Observe a quantidade de narrativas de noites varadas trabalhando e até mesmo  de desmaios por exaustão ou por não ter tido tempo de comer. É um trabalho muito difícil, você tem de estar preparado ! 



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