quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

No Japão

Senhores passageiros, Bem-vindos ao tour pelas províncias do Japão!

Olá pessoal! Estou aqui novamente para apresentar a todos este super guia de províncias do Japão, especialmente para os aventureiros e mochileiros convictos. Mas recomendo também para aqueles que ainda sonham um dia viajar e conhecer estas belezas pessoalmente. Então, vamos começar??
Selecionei algumas províncias que tiveram seus nomes marcados na história do Japão, seja por suas construções antigas, ou por seus castelos, costumes ou até mesmo porque já viraram um fenômeno de Hollywood.



Kyoto, muito ouro, gueixas, templos e toda uma história dourada marcada pelas tradições:


considerada por mais de mil anos a capital do Japão, Kyoto era o principal centro do país, tanto nas decisões que eram tomadas, como na gastronomia, nas artes e também no artesanato. Por isso, Kyoto é vista até hoje como um importante polo cultural para o país. Kyoto é tão importante que 17 templos, entre eles o Kinkaku-ji (pavilhão dourado) e o Ginkaku-ji (feito em prata), que ela abriga são considerados Patrimônios Mundiais. Se você procura templos, culinária sofisticada e gueixas, precisa ir a Kyoto. Mas se você curte mais a tecnologia do que as tradições antigas, você também precisa ir a Kyoto, sabe por quê? Porque ela é considerada referência nas tecnologias de telas de cristais líquidos e semi condutores. Tudo isso está misturado em harmonia. São empresas milenares que fabricam tecidos e tingimentos, quimonos, papeis e cerâmica, além é claro das empresas com tecnologia de ponta; é o moderno e o milenar trabalhando juntos para transformar Kyoto num paraíso turístico.


Esta província em si é uma das minhas favoritas por causa da forte cultura tradicional que ela ainda mantém;é como se você ainda estivesse nos templos dos samurais e gueixas, governados pelos grandes xoguns. A cultura antiga está tão misturada com os tempos de hoje que ainda é possível admirar as gueixas passeando pelas ruas do bairro Gion com seus fabulosos quimonos caríssimos, frequentando restaurantes sofisticados e entretendo uma clientela exclusiva.

Mas não se preocupe se a grana estiver curta para ir num restaurante com gueixas, você pode ir ao Festival Miyako Odori, e degustar todas as artes que só uma gueixa pode realizar, tudo isso para celebrar com grande estilo a chegada da primavera.

Fora as gueixas, outra atração de grande estilo são os templos. Construídos em 1397 pelo xogum Yoshimitsu Ashikaga e sempre reconstruído depois de alguns incêndios, o templo dourado - sim é dourado porque é coberto TODO de ouro - é chamado de Kinkaku-ji e reflete seu brilho em meio a um lago, repleto de carpas. Recomendo visitá-lo à noite, pois as luzes iluminam todo o templo, deixando a água do grandioso lago quase que completamente dourada. Não posso deixar de mencionar que Kyoto possui um Museu Internacional de Mangá. Gostou? Aposto que sim! Para visitar este museu basta pagar uma pequena taxa de entrada, para ter direito a ver diversas exposições e ler muitos títulos de mangás, já que o museu está fazendo a tentativa de chegar a casa do 200,000 títulos disponíveis.



Iwate, o paraíso dos turistas, com direito á praia exótica, festival de neve, onsen e muito mais! :



esta província certamente é um paraíso aos turistas por vários fatores. Um deles é a sua paisagem formada por montanhas e bacias hidrográficas, uma verdadeira beleza natural, como o rio Kitakami. Outro fator que faz da Iwate um paraíso de turistas é o seu verão, onde todos podem desfrutar dos lagos, parques, onsens e resorts. Umas beleza á parte a ser visitada no verão é a exótica praia chamada Jodogahama, em Miyako, que possui diversas rochas ao redor do mar, proporcionando uma linda vista para os turistas que adoram uma praia. Mas se você não é chegado muito a praias, recomendo visitar alguns templos importantes como Ho'onji, que guarda uma relíquia muito peculiar que são os 500 Discípulos Budistas, todos feitos em madeira envernizada, um grande exemplo da arte japonesa. Outros templos que você precisa visitar são os Hiraizumi Chusonji e Motsuji, que são da época da  dourada família Fujiwara, que dominou Iwate a mais de 800 anos. Para os ligados em história, é no templo Hiraizumi Chusonji que se encontra o Salão Dourado, que consiguiu impressionar tanto o veneziono Marco Polo que o mesmo acabou contando sobre o local em seus Contos do Oriente.



Kagawa: aquaculturismo, viagem no tempo e Momotaro:

 para os comedores de frutos do mar, Kagawa é considerada uma peculiaridade no setor de pescas, já que possui inúmeros criadouros, que conseguem produzir milhares de toneladas de peixes, tudo diretamente para o consumo caseiro. Que coisa boa, não é ??    Para os que não gostam muito de frutos do mar, Kagawa também se destaca entre as províncias do Japão por possuir o único grupo feminino de Onna Bunkaru (teatro de bonecos). Mas se você que é de experimentar o gostinho de como seria viver no Japão antigo, você deve ir ao parque Ritsurin, em Takamatsu, construído ainda no século 17 pelo senhor feudal chamado Ikoma Takatoshi. Este parque possui diversos lagos, recheados de carpas coloridas, além é claro de diversos pontos para podermos cruzá-los e também uma casa de chá e um museu de arte.mas a província tornou-se muito conhecida mesmo foi pelo fato de ser o palco de uma lenda muito famosa no Japão de um garotinho chamado Momotaro. É em Megijima, conhecida como Onigashima, que a história tomou vida, devido a sua ilha de cavernas misteriosas que abrigavam os malfeitores que o jovem guerreiro precisava enfrentar.


Kagoshima: porquinhos deliciosos, sítio arqueológico, vulcão ativo, entre outras curiosidades: 




Kagoshima é um lugar com uma série de variedades interessantes para todos os tipos de gosto, começando pela gastronomia, pois ela é bem conhecida por suas criações de porcos da raça Berkshire, que dão um maravilhoso ensopado de costela de porco com pasta de missô. Além, é claro, da produção de batata doce e chá verde, tornando esta província, chamada de Kyushu, um verdadeiro paraíso de produtos típicos. Os turistas que visitaram Kagoshima poderão desfrutar também da maravilhosa vista do monte Sakurajima, que é considerado um símbolo da região, além de atrair muitos turistas devido aos seus dois ou três focos de fumaça, pois, como eu já havia comentado, o vulcão ainda permanece ativo na baía de Kagoshima, sem esquecer-se de uma descoberta fascinante na ilha de Tanegashima. Para quem  gosta de sítios arqueológicos e relíquias pré-históricas, precisa visitar este lugar, pois foi lá onde acharam um sítio arqueológico que data de 10 mil anos, contando com um galpão com diversos artefatos da Era Jomon (10mil a 300 a.C).

0 comentários:

Postar um comentário